terça-feira, 11 de março de 2025

Animais que são Cegos mas Usam Outros Sentidos para Enxergar o Mundo

Escorpião

- Escorpiões são aracnídeos noturnos que sempre tentam evitar a luz. Eles geralmente são encontrados abrigados sob rochas, em fendas, ou na bota de uma pessoa azarada! Eles têm dois olhos em suas cabeças e podem ter até mais cinco pares de olhos menores. Você acha que isso cuidaria de todas as necessidades visuais deles, mas acredita-se que eles também podem detectar luz com sua pele. 

A maioria dos escorpiões tem um exoesqueleto escuro ou âmbar. No entanto, eles podem ficar brilhantes e turquesas quando atingidos com certos tipos de luz UV. Eles têm moléculas fluorescentes na pele que reagem à luz UV e isso pode ser uma característica evolutiva para assustar predadores. Estudos preliminares também sugerem que os escorpiões podem detectar luz mesmo quando todos os seus olhos estão cobertos.

Olm

- O olm é uma salamandra europeia que habita cavernas. Eles não precisam de olhos devido ao seu ambiente escuro e desenvolveram outras formas de sobreviver. Eles podem sentir o cheiro de suas presas quando caçam e podem até mesmo detectar a qualidade da presa devido a seus narizes sensíveis.
Acredita-se que eles também desenvolveram a habilidade de sentir campos elétricos e magnéticos. Os olms têm uma vida útil de até 100 anos.
Lagosta cega

- A lagosta cega é encontrada no subsolo das cavernas do Missouri. Elas são translúcidas e cegas devido à falta de exposição à luz. Se movem e sentem suas presas com a ajuda de suas longas antenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário