quarta-feira, 19 de março de 2025

De Onde Surgiram Algumas das Superstições mais Conhecidas?

Bater na madeira 

Bater na madeira é uma superstição muito difundida, mas ela é usada de forma diferente em alguns países. Enquanto em alguns, inclusive aqui no Brasil, usamos para afastar algum pensamento ou ideia ruins, em outros bate-se na madeira para pedir que coisas boas aconteçam.

De qualquer forma, a origem desta superstição parece vir dos folclores do norte da Europa, onde a crença de que espíritos habitavam troncos de árvores era comum. Assim, bater nas árvores era uma forma de pedir proteção ou licença para a passagem. A tradição continuou quando a madeira se tornou mais comum nas casas, embora a ideia de espíritos habitando a madeira pareça ter se perdido.

Quebrar espelho

Todos sabemos que quebrar espelhos dá azar — mais precisamente 7 anos de má sorte. Mas por que esse número tão específico? Aparentemente, a tradição vem da Roma Antiga, onde os espelhos eram materiais raros e caros, feitos de metais nobres superpolidos.

Além disso, os espelhos tinham uma aura mística e quebrá-los não afetava apenas o seu reflexo, mas também a sua alma. Soma-se a isso à crença popular na época de que a vida se renova a cada sete anos. Portanto, quebrar um espelho poderia afetar sua alma, trazendo azar para o seu novo ciclo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário