terça-feira, 18 de março de 2025

Livros que Foram Proibidos por Motivos Totalmente Absurdos

As Aventuras de Huckleberry Finn

Um dos maiores clássicos de Mark Twain, As Aventuras de Huckleberry Finn (1884) é frequentemente banido em determinadas comunidades devido à insensibilidade racial e à linguagem utilizada na obra. Contudo, não foram os inúmeros termos racistas utilizados na escrita de Twain que fizeram o livro ser atacado pela Biblioteca Pública do Brooklyn em 1905.

Naquela época, a biblioteca proibiu o livro porque "Huckleberry se coçava excessivamente por suor, quando o autor deveria era ter escrito 'transpiração'". Prioridades, não é mesmo?

Onde está Wally?

A sequência de livros Onde está Wally? tem desafiado as pessoas a encontrar o personagem em cenas complicadas e um tanto catastróficas desde 1987. Embora avistar um homem de óculos e camisa listrada parece um jogo bastante inocente, surpreendentemente a primeira edição acabou sendo banida da Biblioteca da Escola Pública de Springs, em Nova York, em 1993.

O motivo? Uma banhista de topless aparecia em uma cena na praia na página 4. De acordo com o jornal 'The New York Times', o seio feminino deixou uma mãe tão irritada com o livro que ela foi reclamar com o diretor da biblioteca, fazendo com que ele fosse retirado das prateleiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário