O Quênia é um país no leste da África com litoral no Oceano Índico. Ele engloba savanas, regiões de lagos, o impressionante Grande Vale do Rift e planaltos montanhosos, além de ser um local com animais selvagens como leões, elefantes e rinocerontes.
A capital e cidade mais populosa é Nairobi. O país situa-se na linha do equador e possui fronteiras com a Somália (a leste), Etiópia (ao norte), Sudão (a noroeste), Uganda (a oeste) e Tanzânia (a oeste e ao sul). A linha do Equador “corta” o país na porção central, fazendo com que uma parte pertença ao Hemisfério Setentrional e a outra, ao Hemisfério Meridional.
Extensão territorial: 580.367 km².
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 8 províncias.
Idiomas: Suaíli (oficial), inglês, quicuio, luo.
Religiões: Cristianismo 80,7% (católicos 24,4%, independentes 20%, protestantes 32,6%, outros 3,7%), crenças tradicionais 11,1%, islamismo 7%, outras 1,1% sem religião e ateísmo 0,1%.
População residente em área urbana: 21,86%.
População residente em área rural: 78,14%.
👉 Curiosidades
O Monte Quênia é a segunda montanha mais alta da África. Com 5.895 metros de altura, o Monte Quênia é uma montanha vulcânica no centro do Quênia, que detém o título de segunda montanha mais alta da África. Superado apenas pelo Kilimanjaro, os diversos ecossistemas da montanha incluem pastagens, florestas densas e charnecas altas. O Parque Nacional do Monte Quênia é um refúgio para uma grande variedade de vida selvagem, incluindo elefantes, leopardos, rinocerontes e muito mais.
- Nairóbi é a capital:
Nairóbi, capital e maior cidade do Quênia, é uma metrópole vibrante com uma rica mistura de atrações culturais, históricas e naturais. A cidade é conhecida por seu horizonte moderno em meio a paisagens verdejantes, incluindo o extenso Parque Nacional de Nairóbi, onde os visitantes podem avistar a vida selvagem africana. Nairóbi é um centro de diversidade cultural, abrigando inúmeros mercados, museus e galerias que exibem a rica herança do Quênia.
- O café é a maior exportação do Quênia:
O Quênia produz cerca de 50 mil toneladas de grãos de café por ano, um número que só aumenta com o tempo. A produção de café gera cerca de 4,56 bilhões de xelins quenianos (US$ 40,2 milhões) para a economia do país. Economistas estimam que cerca de seis milhões de quenianos trabalham na indústria do café.
- Muitos dos melhores corredores do mundo vêm do Quênia:
O Quênia é o lar do povo Kalenjin – 11 tribos indígenas da África Oriental, cultural e linguisticamente relacionadas. Apesar de representar menos de 0,1% da população mundial, o povo Kalenjin conquistou quase 50 medalhas de ouro olímpicas em provas de corrida. Um possível fator que contribui para o enorme sucesso dos Kalenjins é o fato de seus filhos correrem para a escola diariamente e residirem em altitudes elevadas.