sexta-feira, 12 de abril de 2024

Maneiras Fáceis de Provar que o Pouso na Lua Aconteceu

Aparência das estrelas

Um dos grandes argumentos dos conspiracionistas é que não há estrelas nas fotos dos "supostos pousos na Lua". Como a Lua não tem atmosfera, logo deveríamos ser capazes de ver um céu inteiramente iluminado pelas estrelas distantes, certo? Porém, é necessário considerar alguns fatores.

Por exemplo, existiam diversas restrições tecnológicas básicas ao fotografar a Lua. Com um cenário tão escuro e com objetos tão iluminados pelo Sol, a abertura das câmeras deveria ser mínima para conseguir capturar a sonda e os astronautas de forma clara e nítida. Dessa forma, seria impossível captar qualquer luz das estrelas ao fundo sem que a fotografia fosse completamente arruinada.

Veículos exploradores

Outra prova de que os pousos na Lua realmente aconteceram é que os veículos exploradores usados pelas agências espaciais hoje são capazes de captar as mesmas paisagens e cenas obtidas pelos astronautas das missões Apollo há décadas.

O rover japonês SELENE (Kaguya), por exemplo, coletou uma sequência de imagens, que quando reunidas, ilustram a base dos Apeninos — uma cordilheira no norte da Lua —, a mesma que foi vista na missão Apollo 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário