quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Navios Desconhecidos que Afundaram na Primeira Viagem

RMS Magdalena (1949)

O RMS Magdalena teve seu fim no Brasil. Transatlântico de passageiros e carga refrigerada, construído em Belfast, foi feito para substituir um navio que se perdeu na rota entre a Inglaterra e a América do Sul. Sua viagem inaugural aconteceu no dia 9 de março de 1949, com destino a Buenos Aires. Era a última viagem do capitão do navio antes de sua aposentadoria.

Na rota de volta, após passar por Santos, por um erro de navegação de um dos oficiais de bordo, o RMS Magdalena acertou a Laje das Ilhas Tijucas. O choque danificou o barco, que precisou de ajuda para ser rebocado. Porém, no meio do processo o navio partiu ao meio, tendo apenas metade dele chegado à Baía de Guanabara, enquanto a outra flutuou até Niterói. Com auxílio da Marinha do Brasil, nenhuma vida se perdeu.

Vasa (1628)

Mais velho dos barcos presentes nesta lista, o sueco Vasa (ou Wasa) era um navio de guerra do país escandinavo construído no século XVII. Durante sua viagem inaugural, em agosto de 1628, mostrou-se um navio perigosamente instável, em virtude do peso na estrutura superior do casco ser excessivo — carregava um número grande de canhões de bronze.

Apenas vinte minutos após zarpar de Estocolmo, uma forte rajada de vento fez o navio de guerra tombar e afundar. Séculos depois, uma expedição o recuperou com o casco quase intacto em 1961. Por fim, ele foi transformado em museu e é uma das atrações turísticas mais populares da Suécia.

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