Franz Kafka
O escritor tcheco Franz Kafka foi extremamente crítico com suas próprias obras – a ponto de ter queimado cerca de 90% de seus escritos. Para completar, em seu leito de morte, Kafka pediu para seu amigo e editor, Max Brod, que destruísse o resto.
Felizmente, Brod desobedeceu à ordem e fez o contrário: publicou os livros do amigo. Inclusive, o resto da vida deste editor foi em parte dedicado à preservação desde acervo – ele chegou a contrabandear uma pasta cheia de originais de Kafka antes que os nazistas fechassem a fronteira da Alemanha.
Don DeLillo
Don DeLillo é um dos escritores americanos mais importantes de sua época. No entanto, há um livro que ele escreveu que nem sempre é conhecido por seus admiradores.
A obra se chama 'Amazons', e foi escrito por Don DeLillo em 1980. Depois de ter lançado seis romances que lhe deram muita reputação (mas não dinheiro), o escritor elaborou uma obra diferente: uma espécie de falsa biografia bem-humorada.
Ele assina a obra pelo pseudônimo de Cleo Birdwell, que seria a primeira jogadora de hóquei da NHL. "Ela" escreve uma autobiografia em que conta seus relacionamentos íntimos com treinadores e parceiros de equipe.
Não era, digamos, uma obra "elevada". Por isso, DeLillo nunca reconheceu publicamente a sua autoria em 'Amazons', e até pediu que o livro não fosse citado em sua bibliografia oficial.


Nenhum comentário:
Postar um comentário