terça-feira, 24 de dezembro de 2024

"Fatos" Históricos que são Tudo, Menos Verdade

Benjamin Franklin e o peru

- Na verdade, Franklin não propôs que o peru fosse a ave nacional dos Estados Unidos em vez da icônica águia.

Ele, no entanto, expôs os méritos de cada ave em uma carta à filha, na qual parece favorecer o peru: "[a águia careca] é uma ave de mau caráter moral" enquanto "o peru é, em comparação, muito mais respeitável". 

Manto de Sir Walter Raleigh

- Sir Walter Raleigh não colocou sua capa sobre uma poça de lama para evitar que a Rainha Elizabeth I molhasse os pés.

Sir Walter Raleigh se tornou capitão da guarda dela dois anos depois de convencê-la a conquistar a Irlanda. Mas ele caiu em desgraça depois de ter um caso com uma de suas damas de honra. A história do manto provavelmente foi obra do historiador Thomas Fuller, conhecido por embelezar os fatos.

Saúde mental de John Brown

- O abolicionista americano ajudou a iniciar a Guerra Civil quando liderou um ataque ao arsenal federal em Harpers Ferry, na atual Virgínia Ocidental (EUA). No entanto, ele não era o fanático de olhos arregalados e cabelos desgrenhados que muitos o chamavam.

Como Brown defendeu a insurreição armada como a única maneira de derrubar a escravidão nos Estados Unidos, muitos o rotularam de terrorista, enquanto muitos outros argumentaram que ele era louco. No entanto, como afirma o historiador Paul Finkelman, Brown foi "um péssimo estrategista, um péssimo planejador, um general não muito bom - mas não foi louco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário