Bandeira e país
Algumas imagens vão além dos prêmios de fotografia para se tornar parte de uma cultura popular. Esta imagem é certamente uma delas.
Joe Rosenthal tirou essa foto em 23 de fevereiro de 1945, no topo do Monte Suribachi, Japão, durante a Batalha de Iwo Jima. A composição da imagem ressoou com o povo americano e foi usada para retratar o espírito de combate da nação. Apesar de ser tão popular, Joe nunca recebeu muita compensação pelo seu trabalho, mas foi premiado e reconhecido postumamente.
Os rolos secretos levaram o prêmio
Imagens controversas podem ser a série perfeita para receber um Prêmio Pulitzer de fotografia, como foi o caso do fotógrafo J. Ross Baughman. O jornalista estava reportando a Guerra Civil da Rodésia, ao sul da África, em 1977 para a Associated Press, onde capturou essas imagens sensíveis.
Descrevendo o conjunto de imagens, o comitê do Pulitzer disse que elas retratam "uma parte de uma guerra nojenta - as condições de prisioneiros negros capturados pelo Exército da Rodésia". O prêmio de Fotografia Especial teria sido tirado das mãos de Baughman, já que o governo da região confiscou grande parte do rolo do filme. Ele havia, no entanto, conseguido esconder apenas três rolos. Aos 23 anos na época da premiação, Baughman permanece a pessoa mais jovem a recebê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário