sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Invenções Impressionantes da Antiguidade que a Ciência ainda não Consegue Explicar

Concreto romano

O concreto é conhecido por ser um dos materiais de construção mais simples e confiáveis disponíveis para nós. É fácil imaginar e assumir que o processo de mistura do concreto tenha melhorado e se desenvolvido ao longo do tempo. Mas acontece que os antigos romanos eram muito melhores em misturar o concreto do que nós!


Algumas estruturas de concreto romanas duraram mais de 2.000 anos, algumas vezes até debaixo d'água. Embora os cientistas tenham estudado de perto a composição do concreto antigo e tenham encontrado vestígios de cinzas vulcânicas e do mineral leucita (que eles suspeitam ser os ingredientes secretos), eles ainda não foram capazes de recriar o material.


Máquina de Anticítera

Em 1901, um estranho dispositivo mecânico foi encontrado no fundo do Mar Mediterrâneo. Este item é agora conhecido como Máquina de Anticítera e data do século II na Grécia.


Embora acreditem que seja algum tipo de dispositivo de cálculo astronômico, ninguém sabe quem o construiu, ou como o construíram, levando em consideração que nenhuma tecnologia com complexidade semelhante foi vista outra vez em quase mil anos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário