23/11, é dia de Fibonacci!
Leonardo Fibonacci (1170 - 1250), também conhecido por Leonardo Pisa ou Leonardo Bigollo, foi um matemático italiano que desenvolveu uma sucessão de números inteiros infinita em que cada um dos números subsequentes corresponde à soma dos dois anteriores.
A sequência de Fibonacci é uma sucessão de números naturais, em que a cada termo, a partir do terceiro, é a soma dos dois números anteriores. A sequência começa com 0 e 1, e os primeiros números são: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, e assim por diante.
Os estudos matemáticos também comprovaram que a sequência forma os números da chamada “proporção áurea”. O valor da proporção áurea é de aproximadamente 1,6, sendo justamente este número que é obtido quando se divide um número com o seu antecessor da sequência de Fibonacci.
A descoberta de Fibonacci foi feita a partir da observação do crescimento de uma população de coelhos e pode ser encontrada na natureza, como na disposição de sementes de girassóis, formas de conchas de caracóis, cascas de abacaxi. Além disso, a sequência também tem várias aplicações na matemática e na ciência da computação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário