quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Invenções Impressionantes da Antiguidade que a Ciência ainda não Consegue Explicar

Pilar de ferro de Delhi

Em Delhi, Índia, um enorme pilar de ferro com mais de 7 metros de altura está de pé desde o século IV. O que torna este pilar particularmente interessante é que ele está completamente livre de ferrugem, mesmo depois de mais de um milênio de exposição aos elementos.


Os cientistas até hoje estão perplexos com a condição imaculada do pilar de ferro. Alguns acreditam que sua falta de ferrugem se deve ao clima árido de Délhi, enquanto outros dizem que isso se deve à composição mineral única do ferro usado em sua construção.


A Taça de Lycurgus

Acredita-se que a Taça de Lycurgus tenha sido feita durante o século IV, em algum lugar do Império Romano. Quando a taça foi levada ao Museu Britânico de Londres, os curadores de lá ficaram impressionados com sua capacidade de mudar de cor e opacidade, dependendo de qual direção a luz a atinge.


Quando iluminada de frente, a taça tem uma cor vermelha escura, mas quando iluminada por trás, fica verde. Desde então, os pesquisadores concluíram que a taça foi feita usando uma forma primitiva de nanotecnologia. Como foi que os antigos romanos desenvolveram essa tecnologia Isso permanece um mistério.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário