Marco Polo
“Marco!” “Polo!”, podem gritar os vossos amigos na piscina, mas alguma vez pensaram na pessoa que está por detrás deste jogo de descoberta? O verdadeiro Marco Polo foi um explorador, comerciante e escritor italiano.
Marco Polo ganhou fama depois de ter registado e publicado a sua viagem ao longo da Rota da Seda até à China, no final dos anos 1200, juntamente com o seu pai e o seu tio. O seu livro, As Viagens de Marco Polo, abriu o Oriente aos europeus da época.
Vasco da Gama
Aqui está outro explorador impressionante que tornou o mundo um pouco maior para as pessoas. Vasco da Gama foi um explorador português que viveu até 1524. Enquanto Marco Polo chegou à China sobretudo por terra, foi Vasco da Gama o primeiro a chegar à Índia pelo mar.
Apesar de ter sido um pioneiro, era também conhecido por ser incrivelmente cruel e brutal, fomentando também essa mesma violência na sua tripulação e seguidores. De facto, as suas ações fizeram com que os portugueses fossem vistos de forma tão negativa durante toda a Era da Exploração.
Sócrates
Vamos dar uma olhadela ao pai da filosofia grega – Sócrates. Ou seria melhor chamar-lhe avô, uma vez que foi professor de Platão (que mais tarde ensinou Aristóteles)? Tanto na sua escultura como na sua fotografia de IA, ele parece certamente um avô sábio e rabugento.
Sabia que, na realidade, Sócrates não escreveu nenhum texto filosófico? Os seus alunos faziam o seu melhor para passar cada palavra para o papel (ou rolo), enquanto ele dava as suas palestras em voz alta. Por incrível que pareça, a sua vida terminou depois de ter sido julgado por corromper a juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário