quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Famosos Pratos Nacionais

Bourguignon

Trata-se de um guisado de carne de boi, legumes (cenoura e cebola), bacon e champignon, cozido lentamente, por bastante tempo, em vinho tinto. Sucesso garantido, já que é uma delícia.

França

Talvez o prato mais conhecido da França, depois das tradicionais sobremesas como macarons, choux, tortas, éclairs, île flontantte e a famosa mousse au chocolat! Entre os salgados, ainda temos cassoulet, quiche Lorraine, escargots, fondue bourguignon, bouillabaisse... 

Golubtsi

A receita é a mesma dos nossos famosos charutos de repolho sem a hortelã que caracteriza a receita dos charutos de folha de uva.

Rússia

Para a Rússia poderíamos falar no frango à Kiev ou stroganov ou outro prato conhecido, mas escolhemos este por ser um prato que a maioria dos brasileiros conhece, gosta e pensa que é só uma variação dos famosos Dolmadakia (grécia) ou Yabrak (oriente médio), mas é um prato tipicamente russo (embora sua origem seja realmente dúbia).

Salmão à gravlax

Apesar da sua preparação, originalmente ser diferente, podemos prepará-lo da mesma forma, temperando-o, enrolando em filme (o triplo do tamanho da peça de salmão) com a pele virada para baixo, bem apertado. Faça furinhos com a ponta de uma faca para drenar o liquido, coloque sobre uma grelha dentro de tabuleiro com um peso em cima (saco de arroz...). Leve à geladeira por, no mínimo, 48 horas. Depois deste tempo, desembale o salmão, com auxílio de uma faca retire o excesso de tempero. Corte lâminas finíssimas de salmão, isolando a pele e saboreie com torradinhas.  

Finlândia

Esta iguaria surgiu na península escandinava onde os pescadores temperavam o salmão em fatias com sal grosso, açúcar e endro enterrando-o nas areias geladas, longe da maré alta para sua conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário