A primeira foto de uma explosão nuclear
Seres humanos detonaram uma bomba atômica pela primeira vez em julho de 1945. Apesar de não existir imagens de vídeo desse teste do Novo México, temos uma simples foto que foi captada pelo físico e fotógrafo amador Jack Aeby. O funcionário do Projeto Manhattan estava aparentemente com os últimos quadros em seu rolo de filme quando o teste teve início, porém, ainda assim, ele conseguiu obter uma foto notória. Aeby lembrou mais tarde: "Estava lá, então eu fotografei". Desse modo, a imagem resultante foi utilizada por cientistas a fim de determinar o verdadeiro rendimento da bomba.
Soldados norte-americanos voltando para casa após a Segunda Guerra Mundial
É claro que nem todos tiveram a sorte de voltar para casa depois da Segunda Guerra Mundial. Na verdade, mais de 400 mil soldados estadunidenses morreram durante o conflito. Esse número torna esta imagem do navio de guerra Queen Elizabeth ainda mais comovente, pois os sobreviventes celebram com razão sua viagem segura para casa.
Enquanto as câmeras digitais só foram lançadas em meados dos anos 70, a primeira foto digital foi produzida quase 20 anos antes. Em 1957, Russell Kirsch digitalizou uma imagem de seu filho pequeno em seu computador, criando uma imagem de 176x176 pixels. Se você está pensando que parece uma resolução dolorosamente baixa, é porque de fato é. Na época, contudo, isso era o máximo que um computador podia fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário