sábado, 24 de dezembro de 2022

O Melhor do Cinema Nacional dos Anos 60 até Hoje

Edifício Master (2002)

O cinema brasileiro sempre teve um pé no documentário e um de seus maiores representantes foi Coutinho. Com “Edifício Master”, o diretor conseguiu levar o gênero ao grande público, que se encantou com as histórias íntimas e curiosas dos moradores de um grande edifício carioca.

(Eduardo Coutinho, 2002)

Madame Satã (2002)

O filme de Karim Ainouz conta a vida do famoso personagem da boemia carioca. O travesti João Francisco dos Santos tirou seu nome de um filme de Cecil B. de Mille, foi para a cadeia por matar um bêbado e ainda era capoeirista e cozinheiro. O elenco tem Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo e Emiliano Queiroz.

(Karim Aïnouz, Brasil)

Lavoura Arcaica (2001)

“Lavoura Arcaica” é um filme longo, de fôlego, que ocupa mais de 2h30 para adaptar o livro de Raduan Nassar para as telas. Selton Mello é André, um dos filhos de uma família rural que se saiu diferente dos outros: ele não se conforma com a vida agrária, nem com a rígida moralidade do pai, e vive em conflito com os próprios impulsos sexuais. O filme explora, ainda, a noção do tempo: lento e paciente para o pai, acelerado e pulsante para o filho.

(Luiz Fernando Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário