Comer as próprias fezes
Um fato bastante curioso, e relativamente nojento, sobre as capivaras é que elas têm o costume de comer o próprio cocô. A ingestão de fezes ocorre quando os animais buscam por bactérias benéficas que ajudam o estômago a quebrar as fibras grossas de outras fontes alimentares.
Assim como outros roedores, as capivaras possuem dentões bem característicos na frente da boca, usando seus mordedores longos e afiados para pastar grama e plantas aquáticas. Quando essas gramíneas frescas secam durante um período do ano, então sua alimentação de verdade é feita de abóboras, melões, juncos e grãos.
Tamanho impressionante
Como dito anteriormente, as capivaras são oficialmente os maiores roedores do mundo. Mas como isso se traduz para números? Em geral, existem duas espécies conhecidas de capivara: Hydrochoerus hydrochaeris e Hydrochoerus isthmius. Das duas, a primeira é a que mais cresce.
Capivaras H.hydrochaeris costumam ter cerca de 1,3 metro de comprimento e pesar até impressionantes 78 kg. Já a H. isthmius é um pouco menor, medindo apenas 90 centímetros de comprimento e pesando cerca de 28 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário