Capivaras formam uma espécie de harém para se reproduzir
Uma capivara macho pode procriar com mais de uma fêmea em sua comunidade. Isto porque, seu comportamento reprodutivo é semelhante ao funcionamento de um harém. Ou seja, um animal macho se relaciona com as diversas fêmeas do grupo.
A fase de cio do roedor ocorre na primavera e cada fêmea pode gerar de três a oito filhotes por ciclo reprodutivo. A expectativa de vida do animal varia de 10 anos na natureza a até 15 anos em cativeiro.
É um animal territorialista
A capivara é um animal gregário, ou seja, vive em bandos normalmente dominados por um macho e várias fêmeas, que mantêm um regime hierárquico entre seus descendentes e diferentes machos subordinados.
Além disso, elas costumam habitar uma espaços entre 10 a 200 hectares, onde dividem seu território em diferentes “áreas de uso”, como locais específicos para repouso, pastagem e banho.
Se uma capivara de outra comunidade invade o território de um bando, podem ocorrer confrontos agressivos, independentemente do sexo ou da idade do animal invasor. Quando ameaçadas, as capivaras emitem gritos semelhantes a um latido e escapam para a água, nadando agilmente para longe do perigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário