Coca-Cola
Uma das histórias mais famosas de produtos que entraram para o mercado como medicamento é a da Coca-Cola. Atualmente sendo uma das principais marcas de refrigerante no mundo, essa bebida foi criada com o objetivo de tratar o vício de morfina do criador, Dr. John Pemberton.
Após se ferir na Guerra Civil, Pemberton ficou obcecado por medicamentos anestesiantes. Para acabar com o vício, ele criou uma fórmula mágica: uma mistura de álcool e folhas de coca. Os primeiros rótulos de Coca-Cola apontavam para um tônico que "aliviava a exaustão". Posteriormente, a receita mudou completamente, e o slogan foi removido em 1903.
Listerine
Apesar de hoje servir como um enxaguante bucal, o Listerine já foi comercializado como produto para limpar o chão e como cura para a gonorreia. O líquido azul também foi vendido como antisséptico para cirurgias por algum tempo, mas só foi ter sucesso ao ser rebatizado como a salvação contra o mau hálito.
De acordo com o Freakonomics, o valor da empresa saltou de US$ 115 mil para mais de US$ 8 milhões em 7 anos após a mudança de estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário