Uma mulher na Indonésia virou notícia — mas de uma forma não muito boa, nem convencional. Jahrah, de 54 anos, foi encontrada dentro do estômago de uma cobra píton de 7 metros. Segundo jornais do país, o animal estava em uma plantação de seringueiras, local onde a vítima trabalhava. Já na novela Pantanal, cujo último capítulo foi ao ar no último mês de outubro, o personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, foi morto e engolido por uma sucuri. Apesar do último caso ser ficção, ele também chama atenção para a dúvida: afinal, como esses répteis conseguem engolir presas tão grandes?
A explicação é fácil! As cobras possuem algumas "adaptações especiais" para engolir suas presas. A mandíbula desses animais pode se expandir muito, chegando a se abrir em um ângulo de até 150º. Para se ter uma ideia, seria como se nós conseguíssemos comer uma melancia inteira! Além disso, os dentes das cobras são curvos e voltados para dentro, ajudando a empurrar as "refeições" para o interior do estômago. E ainda tem mais um detalhe: os ossos direitos e esquerdos da cabeça desses répteis movimentam-se de forma independente, apertando e sufocando a presa, fazendo com que ela seja engolida com maior facilidade.
Agora que você já sabe, de modo prático, como as cobras conseguem nos colocar dentro de seus estômagos, logo iremos descobrir quais espécies conseguem praticar essa façanha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário