34. Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)
Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro presidente a servir por dois mandatos seguidos. Ele assumiu a presidência impulsionado pelo seu desempenho como ministro de Itamar e pelo sucesso do Plano Real.
O governo de FHC ficou marcado sobretudo pela adoção de uma política neoliberal na economia, com privatizações de estatais, a continuação do combate à inflação e a manutenção da estabilidade econômica. Um fato marcante do seu primeiro mandato foi a aprovação de uma emenda constitucional que instituiu a reeleição de prefeitos, governadores e presidente.
35. Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011)
Lula, o primeiro presidente de esquerda da história do Brasil, foi o mandatário mais bem avaliado após a redemocratização. Sua popularidade adquirida já no primeiro mandato impulsionou sua reeleição em 2006 e a eleição de sua sucessora e então ministra Dilma Rousseff.
Seus dois governos foram marcados pelo elevado crescimento econômico (decorrente sobretudo do chamado boom das commodities), pelo combate à pobreza e à desigualdade social Suas políticas diminuíram e pela manutenção da estabilidade da economia.
A principal crise de seu governo foi o esquema de compra de apoio político no Congresso conhecido como Mensalão.
36. Dilma Rousseff (2011-2016)
Dilma Rousseff foi a primeira mulher a se tornar presidente (ou “presidenta”) do Brasil. Foi reeleita em 2014, sendo destituída do cargo por um processo de impeachment em 2016.
Ela deu prosseguimento às políticas sociais que marcaram o governo Lula, mas principalmente a partir de 2014, quando o país entrou numa grave crise econômica, rapidamente perdeu popularidade. Seu governo organizou a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário