A idade da Esfinge de Gizé
Um dos pontos mais visitados em todo o mundo, a Esfinge de Gizé é um símbolo nacional do Egito, mas um enigma mundial. Isso porque não há consenso entre arqueólogos, geólogos e egiptólogos sobre sua idade. A crença popular afirma que a figura de pedra com corpo de leão e cabeça de homem usando uma coroa de faraó teria, aproximadamente, 4500 anos.
Ela teria sido erguida para Quéfren, faraó egípcio da IV Dinastia, durante o Antigo Império. No entanto, alguns egiptólogos apontam, desde o século XIX, que apesar da localização da Esfinge de Gizé, não há inscrições que ligam Quéfren a ela. Uma teoria recente sugere que sua idade seja maior, cerca de 9000 anos. Contudo, segue o mistério.
Hipogeu de Hal Saflieni
Malta é um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo. Ali, foi descoberto o Hipogeu de Hal Saflieni, um cemitério pré-histórico subterrâneo, constituído por diferentes câmaras escavadas diretamente na rocha, todas interligadas e distribuídas em três níveis.
De acordo com os estudos, seus primeiros vestígios datariam de 3400 a.C., colocando-o como templo megalítico (isto é, construções pré-históricas feitas com blocos de pedra) mais antigo do mundo.
Nem tudo sobre o Hipogeu de Hal Saflieni foi descoberto, supondo-se que existam outros templos abaixo dos que já foram encontrados. Os usos dados ao espaço ainda são um mistério, sendo pesquisados para que se compreenda mais sobre os povos da Idade da Pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário