sexta-feira, 12 de julho de 2024

Mitos, Lendas e Curiosidades sobre as Bruxas

Evidências

A sociedade estava tão amedrontada e tomada por crenças supersticiosas, que um simples sonho já servia como evidência suficiente para acusar alguém de bruxaria.  Em alguns casos, uma mancha na pele poderia marcar a presença do diabo. Mas porque isso acontecia?

Papa Inocêncio VIII

Foi um Papa, Inocêncio VIII, que pregou essas crenças populares de que as bruxas eram culpadas de todo mal, acusando-as de assassinato, desastres naturais, destruição de casamentos e nascimento de bebês.


Melleus Maleficarum

O poder religioso caiu duramente sobre as bruxas. Foi aí que surgiu Melleus Maleficarum, um livro escrito por dois clérigos, Jakob Sprenger e Heinrich Kramer. Nele, constava toda a base de comportamento das bruxas e a necessidade urgente de fazer uma caça a elas.

Vestimenta

Existem muitas teorias sobre a origem da aparência das bruxas. Uma delas diz que o chapéu pontiagudo pode estar relacionado ao fato de que, há muito tempo, o Papa Inocêncio III ordenou que os judeus os usassem. Isto porque o povo judeu, na época, também foi acusado de feitiçaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário