domingo, 12 de maio de 2024

Os- Truques mais Engenhosos já Usados em Guerras

Cigarros com ópio

O Império Turco-Otomano deu muito trabalho durante a Primeira Guerra Mundial, mas sua derrota ao fim selou o destino da nação. Apesar de vitórias emblemáticas, a derrota na batalha conhecida como Campanha da Síria e da Palestina, diante dos britânicos, foi decisiva nos rumos de toda a guerra.

Os britânicos notaram que os otomanos, viciados em tabaco, estavam ficando sem cigarros. Então, enviaram o produto "batizado" com heroína. Enrolaram os maços em propagandas do reino britânico. Ofendidos, os turco-otomanos jogaram os panfletos fora — o cigarro, mantiveram. Só não contavam com o ingrediente extra. Resultado: muitos morreram de overdose.

Operação Mincemeat

Outro truque (ou estratégia) com dedo britânico, a Operação Mincemeat foi colocada em prática durante a Segunda Guerra Mundial. Tratava-se de uma tática de desinformação criada para fazer com que os alemães acreditassem que os Aliados invadiriam a Sardenha e a Grécia.

Para isso, foram plantados documentos falsos em um cadáver e o liberaram na costa da Espanha, não antes de colocar uma identificação militar, também falsa. O plano deu certo e as tropas alemãs foram desviadas, garantindo ao exército britânico a chance de invadir a Sicília. Ficou curioso? Essa história virou o filme "O Soldado que Não Existiu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário