domingo, 7 de abril de 2024

Maneiras Fáceis de Provar que o Pouso na Lua Aconteceu

Amostras da Lua

A forma mais simples de provar que humanos já estiveram na Lua é pelas evidências que nós trouxemos desse acontecimento aqui para a Terra. Isso só é possível porque os astronautas coletaram rochas lunares para serem analisadas em laboratório, algo muito diferente de tudo que temos em nosso planeta.

Ao longo de seis missões do projeto Apollo que pousaram no satélite natural, foram coletados 380 quilos de pedras espaciais — com as mais antigas tendo 4,5 bilhões de anos. As rochas lunares, por sua vez, são completamente desprovidas de voláteis, elementos químicos e compostos com baixo ponto de ebulição encontrados na crosta terrestre e na atmosfera.

Locais de pouso

Até os dias de hoje ainda é possível identificar na superfície da Lua os locais onde pousaram cada nave da missão Apollo. Todas essas imagens foram coletadas pela Lunar Reconnaissance Orbit (LRO), um órgão da National Aeronautics and Space Administration (NASA), e publicadas em 2011. Cada foto ilustra muito bem os pontos de pouso das sondas lunares Apollo 12, 14 e 17.

Além disso, é possível ver o caminho pelo qual as tripulações andaram. Em 2012, foi a vez da NASA publicar mais imagens do antigo local de pouso da Apollo 11. Mesmo se as fotos fossem uma tentativa de falsificação da agência norte-americana, astrônomos amadores também já relataram avistamentos de restos das missões Apollo na superfície lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário