sábado, 21 de outubro de 2023

Os Países mais Antigos do Mundo

6) São Marino – Independência em 301

Afirma ser o país mais antigo do mundo, tendo sido fundado em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Conta a lenda que Marinus deixou Rab, à altura uma colónia romana, em 257, quando Diocleciano ordenou a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que tinha sido destruída por piratas.

San Marino não é um país muito industrializado, mas tem das maiores rendas per capita da Europa. A sua principal fonte de receita é o turismo, bem como os bancos, os produtos eletrónicos e as cerâmicas.

5) Armênia – Independência em 190 a.C.

Por volta de 600 a.C., o reino da Arménia encontrava-se sob a dinastia orôntida, tendo-se prolongado até 428. O reino atingiu a sua máxima expansão no reinado de Tigranes, o Grande, de 96 a 66 a.C. Ao longo do tempo, a Arménia alternou períodos de independência com alturas de ocupação por parte de impérios contemporâneos.

Graças à sua posição entre dois continentes, foi invadida por povos como os assírios, gregos, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, persas, turcos otomanos e russos. Curiosamente, a Arménia tornou-se, em 301, o primeiro país oficialmente cristão do mundo, tomando o cristianismo como religião de Estado.

4) China – Independência em 221 a.C.

O país é densamente povoado, tendo mais de um bilhão de pessoas, com muitos grupos étnicos, sendo o de maior destaque os Han, que representam 91,6% da população. Ao longo da sua história, passou por diversas dinastias, predominantemente imperiais, o que justifica também o seu território atual. A última dinastia governou em 1912, altura em que o país se estabeleceu como uma República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário