3) Iran – Independência em 550 a.C.
É o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começou com a formação do reino de Elam em 2800 a.C. Os povos iranianos medos unificaram o país em 625 a.C., após a nação se tornar o principal poder político e cultural da região.
O Iran atingiu o seu auge no Império Aqueménida, fundado por Ciro, o Grande, em 550 a.C. Na sua maior extensão, integrava várias partes do mundo antigo, indo do vale do Indo, a leste, à Trácia e Macedónia, na fronteira nordeste com a Grécia, sendo um dos maiores impérios que o mundo já vira.
2) Japão – Independência em 660 a.C.
O Japão foi mencionado pela primeira vez em textos de história chinesa do século I d.C. O país foi influenciado por diversas regiões, especialmente pela China, ao longo da sua história. As principais religiões do Japão são shinto, com 51,82% da população a professarem essa fé, e o budismo, com 34,9% da população a seguir esta filosofia religiosa.
1) Etiópia – Independência em 980 a.C.
Este país africano é muito antigo, sendo hoje a segunda nação mais populosa do continente africano e a décima maior em área. Faz fronteira com o Sudão e Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e Eritreia a norte, com a Somália a leste e com o Quénia no sul. A Etiópia tem sido um país marcadamente independente ao longo dos séculos, ao contrário das nações vizinhas. Existem diversos estudos que indicam que a Etiópia pode ser potencialmente o local onde o Homo Sapiens se originou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário