Ivan, O Terrível
Um dos czares russos menos queridos era certamente Ivan IV, que ficou conhecido por ser paranoico e propenso a ataques de raiva — tão intensos que ele até matou seu próprio filho e único herdeiro. Alguns acreditam que seu mau humor era, em parte, devido a artrite severa que tinha desde jovem, o que pode ter feito ele experimentar muita dor física. O medicamento que ele tomava, que supostamente incluía arsênico e mercúrio, também poderia ter contribuído para sua paranoia.
Napoleão Bonaparte
O famoso imperador da França não viveu muito depois de sua última derrota na Batalha de Waterloo em 1815, após a qual ele foi exilado na ilha de Santa Helena. Por muito tempo, houve rumores de que ele havia morrido por envenenamento através de arsênico em 1821, mas historiadores agora acreditam fortemente que Napoleão sofria de câncer de estômago, segundo reportagem da National Geographic.
O câncer gástrico não só tirou a vida do pai dele, como uma autópsia em 1821 revelou lesões no intestino de Napoleão. Pesquisadores modernos encontraram evidências de sangramento em seus intestinos. Dizem que nos últimos anos de sua vida, ele também havia perdido muito peso, o que sugere que o câncer estava em estágio avançado. Alguns dizem que sua alimentação, rica em comidas francesas salgadas, pode ter sido a culpada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário