segunda-feira, 6 de março de 2023

A Verdade por trás da Cultura Viking

Os dias da semana receberam o nome dos deuses Vikings

Desconhecido para muitas pessoas, os deuses nórdicos adorados pelos Vikings fazem parte de nossa vida cotidiana. Na língua inglesa, os dias da semana são, na verdade, referências aos nomes de deuses específicos. O grande deus corvo Odin, também conhecido como Woden, agora é Wednesday (quarta-feira, em português), o que significa literalmente o Dia de Woden. As terças e sextas-feiras têm o nome de Tyr e Frigg, o deus e deusa da guerra e do casamento.

O mais famoso, é Thor, o deus do trovão e da força, para Thursday (quinta-feira, em português). Embora grande parte da cultura Viking possa estar perdida, é interessante que algo tão fundamental como os dias da nossa semana moderna possa ser diretamente ligado ao seu sistema de crenças.

Os Vikings não eram tão gigantes quanto são retratados

Os Vikings são comumente descritos como homens gigantes e musculosos com a capacidade de matar seus inimigos com um golpe de machado, no entanto, isso é um exagero. Eles não se pareciam com Rollo do programa da History Channel "Vikings" ou Chris Hemsworth em "Thor". Eles tinham cerca de 1,73m e eram mais magros do que corpulentos.

Devido às curtas temporadas de verão no extremo norte, o cultivo era difícil e os recursos escassos. Com fontes limitadas, muitos dos povos escandinavos eram bem menores do que comumente retratados. Muito parecido com os capacetes com chifres, a descrição dos Vikings como sendo pessoas grandes foi uma maneira de fazê-los parecer muito mais assustadores do que realmente eram e pintá-los como quase desumanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário