Comida enlatada
A evolução da tecnologia para embalagens passa, diretamente, pela criação da comida enlatada, que tornou a conservação de alimentos mais resistente, prática e segura.
Ela tem origem no século XIX, por solicitação do governo francês, que visava encontrar uma forma econômica de preservar grandes quantidades de alimentos, com objetivo de fornecê-los para suas tropas. Um investidor descobriu que alimentos cozidos não estragavam se estivessem selados, criando assim o princípio da comida enlatada.
Durante a Primeira Guerra Mundial, apesar de elevar um pouco o peso que os soldados carregavam, tornaram-se fundamentais na sua sobrevivência. Dali para as prateleiras dos supermercados foi "um pulo".
A internet
A internet, como a conhecemos, parte de tecnologias que engatinhavam já na década de 1950, quando se planejava o conceito de uma rede ampla capaz de conectar computadores de diferentes laboratórios de pesquisa científica.
Foi na década de 1960, já durante a Guerra Fria, que uma agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos recebeu uma proposta do cientista da computação J.C.R. Licklider sobre uma rede global de compartilhamento de dados. Foi o início da ARPAnet, que desenvolveu a tecnologia de rede que foi a base para a World Wide Web que conhecemos e amamos — e onde você nos lê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário