Forno micro-ondas
No fim da Segunda Guerra Mundial, o engenheiro Percy Spencer inspecionava componentes usados em radares carregando uma barra de chocolate em seu bolso. Quando percebeu que a barra havia derretido, deduziu que isso teria ocorrido causado pelo calor gerado pelos magnetrons usados nos radares.
Foi aí que Spencer criou um aparelho para aquecer alimentos usando esse princípio. A empresa militar em que trabalhava, a Raytheon, adorou a ideia e lançou o 1° micro-ondas, um "monstrengo" de 340 quilos que custava entre 2 mil e 3 mil dólares. Por esse preço, talvez houvesse quem achasse melhor comer comida fria.
Câmeras digitais
Aperfeiçoada principalmente na década de 1970, durante a Guerra Fria, a tecnologia da câmera digital tem origem nos primeiros satélites espiões, usados para capturar imagens de instalações militares de inimigos.
Levaria alguns anos para evoluir para as lentes DSLRs das câmeras contemporâneas, mas foi o ponto de partida para a fotografia digital. Na próxima vez que pegar seu smartphone para tirar uma foto, sinta-se um pouco como o James Bond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário