terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Invenções Militares que Usamos no Dia a Dia

Panela de teflon

Suas panelas para cozinhar que não grudam nada possivelmente têm teflon. Essa tecnologia, antes de facilitar nossa vida na cozinha, foi inventada para os militares americanos revestirem tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.
Criada pelo químico Roy Plunkett, em 1938, enquanto experimentava gases para refrigeração, foi batizada apenas em 1945. Contudo, foi somente após o fim da Segunda Guerra que desenvolveram outras aplicações para o teflon. Entre elas, a possibilidade de incluir a tecnologia em panelas, aprimorando o ato de cozinhar alimentos sem grudar no fundo dos utensílios domésticos.

Margarina

No contexto da Guerra Franco-Prussiana, o imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, estava em busca de uma alternativa que fosse mais acessível financeiramente para a manteiga, à época um produto caro e escasso.
Foi então que o químico Mège-Mouriès desenvolveu a margarina, em 1869, recebendo do imperador um prêmio. Existem historiadores que questionam se Napoleão III teria solicitado a criação da margarina para ajudar na alimentação dos franceses pobres ou para abastecer as tropas do país às vésperas de uma guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário