sábado, 3 de setembro de 2022

Previsões que se Tornaram Realidade

Os fones de ouvidos, tanto os tradicionais, quanto os bluetooth, são tão comuns no cotidiano das pessoas que até parece que sempre estiveram presentes. Mas quando ainda não existiam, foram previstos por um escritor.

Em 1953, Ray Bradbury publicou o livro distópico "Fahrenheit 451", no qual descrevia o uso de dispositivos de áudios portáteis, que se assemelham muito aos fones utilizados hoje.

Na obra os personagens não podiam ler livros, então utilizavam aparelhos de som individuais para ouvirem músicas e distraírem a mente. Os fones de ouvido só apareceram anos depois, em 1977.

Em 1898, Mark Twain escreveu o livro "London Times em 1904", no qual descreve uma máquina chamada Telectroscope, que proporciona ver eventos do mundo todo em tempo real.

Na obra, o inventor desse dispositivo foi assassinado. Um outro personagem é acusado de assassinato, mas através do Telectroscope que mostra toda interação entre as pessoas, a justiça descobre que o homem que ele suspostamente matou ainda está vivo.

Mark conseguiu descrever um dispositivo que trazia uma rede de informações mundiais, com uma reunião de muitas pessoas e com acessibilidade a todos. É o que encontramos hoje com a internet e as redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário