quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pinacoteca do Estado

 

A Pinacoteca do Estado reúne um amplo acervo com mais de quatro mil peças. Algumas de extrema importância e representatividade como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. É um dos mais importantes museus de arte do Brasil.
Construído no ano de 1900 é o mais antigo museu de arte de São Paulo. Após passar por mudanças, o novo museu foi reinaugurado em 1905, com ampla cobertura da imprensa que falava sobre a importância cultural que o mesmo passaria a ter, oferecendo exposições e desenvolvendo a cultura artística.
Passou ainda por mudanças de endereço e começou a reunir peças que haviam sido dispersadas. No ano de 2003, a Pinacoteca do Estado passou a administrar também o prédio onde funcionou, por mais de meio século, o DOPS (Departamento de Ordem e Política Social), no centro de São Paulo. O prédio foi denominado Estação Pinacoteca. O espaço de oito mil metros quadrados apresenta condições técnicas ideais para as atividades museológicas que abriga.
Apresenta, além de uma rica história, um acervo exemplar. É um verdadeiro retrato do que pode ser a arte brasileira. São milhares de obras mantidas pela instituição como pinturas, esculturas, gravuras e objetos de decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário