Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel (seu nome verdadeiro) abriu sua primeira loja de moda em 1910. Inicialmente, a marca vendia apenas chapéus femininos, mas 11 anos depois, em 1921, incluiu em seu rol de produtos o perfume Chanel nº 5. A fragrância, que ela nomeou assim porque 5 era seu número favorito, logo se tornou a predileta das mulheres da alta sociedade.
Chanel era conhecida por libertar as mulheres do espartilho sufocante e propor um estilo confortável e elegante ao mesmo tempo. Seu sucesso e fama internacional a levaram a ser a única estilista da lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do século XX.
Sabemos que preto e branco foram as cores escolhidas por Coco. E que ela havia aprendido a costurar na Aubazine Abbey, onde passou a infância. Lá, os únicos tecidos existentes tinham as cores do hábito das freiras: preto e branco. Sendo norteada por esses tons, criou o famoso Little Black Dress, o clássico vestido preto que marcou o antes e o depois no design de moda feminina. Coco havia escolhido uma cor proibida, até então associada ao luto, para transformá-la em um ícone da moda.
A marca Chanel tem muitas lojas em todo o mundo, e seu nome é um dos mais reconhecidos na alta costura. Hoje, o quarto do Hôtel Ritz em Paris, onde ela morava, é chamado de “Suite Coco Chanel”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário