sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Edifício Germanie Burchard

O edifício art decó Germanie Burchard foi projetado por Enrico Brand e está localizado na Avenida Cásper Libero, 59. Sua construção data da década de 30. O prédio recebe o nome da condessa brasileira homônima, que vivia em Paris. Neste, que foi o primeiro flat da cidade, a família Burchard habitava na cobertura de 330 m², que hoje tem vista para o Martinelli e o Banespa.
A inovação, o flat, funcionou porque os fazendeiros que vinham para São Paulo a negócios não queriam mais gastar com a manutenção de casarões caríssimos e gostaram de opção mais em conta sem perder o luxo.
Corta para a década de 50, quando foi reformado por Vladimir Vensann e Lucian Korngold para abrigar o Hotel Alvear, que foi um dos mais luxuosos de São Paulo.
Depois foi a vez do Hotel Marian Palace, até que foi vendido por inteiro no começo deste século. Coube ao arquiteto Pierre Mermelstein transformar as suítes de hotel em pequenos apartamentos residenciais.
O arquiteto manteve a maioria dos detalhes originais do prédio, em estilo retrofit, ou seja, sem descaracterizar a historia e a essência do prédio.
Ele realmente deve ter apreciado o resultado: Pierre Mermelstein mantém seu escritório na célebre cobertura do Edifício Germaine Burchard. E mais: gosta de acompanhar os visitantes contando toda a história do prédio e o conceito de seu retrofit. Vale a visita! Se você encontrar com Pierre por lá, a aula de história e urbanismo está garantida.
Curiosidade: o Germanie Burchard ganhou o prêmio de Edifício mais bonito de São Paulo em 1941-1942.


Nenhum comentário:

Postar um comentário