Em 1907, o escocês Robert Fraser chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo!
A empresa é impulsionada pelo sucesso das populares “Alpargatas Roda” na lavoura de café, até colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Supera as dificuldades da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola.
Em 1922, a Empresa exibe seu talento na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos.
Mas no final da década de 20, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz interromper a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País até os anos 30.
Durante a Revolução de 32, a Revolução Constitucionalista, a Alpargatas é convocada para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.
Nos anos 40, a empresa cria um programa social pioneiro que incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. É o que sempre digo, com ou sem Getúlio (que o diabo o tenha) os direitos trabalhistas viriam à tona...
Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era em calçados no Brasil. Quando JK dá início à construção da nova capital, os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas...
Uma mostra do talento brasileiro é lançada nos anos 60: as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. Hoje as Havaianas são famosas no mundo todo e são até mesmo incluídas em mostras de design...
Nos anos 80 o Prêmio Mauá (Bolsa de Valores de São Paulo) é concedido à Alpargatas por seu relacionamento com o mercado acionário. A Empresa cresce e se desenvolve,sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame. Em São Paulo, a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi... Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba.
Atualmente o espaço da antiga Alpargatas é nobremente ocupado por um Campus da Anhembi Morumbi, e um teatro da mesma Universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário