sábado, 12 de dezembro de 2020

Edifício Copan

Fica aqui a homenagem do Sampa Histórica ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012)
Edifício Copan
O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, no Brasil. Descrito como tendo "linhas sinuosas e elegantes", foi projetado por Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos , e localiza-se num dos pontos mais movimentados do centro da capital paulista.
É bastante conhecido por sua geometria sinuosa, que lembra uma onda, e pelos números superlativos de suas estatísticas. Tem 115 metros de altura, 35 andares (incluindo três comerciais), além de dois subsolos, e cerca de dois mil residentes. É considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1 160 apartamentos distribuídos em seis blocos, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina. A área comercial no térreo possui 72 lojas e um cinema, o antigo Cine Copan, que funcionou até 1986.
O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (que viria a ser comemorado em 1954). A ideia era inspirada no Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências
O edifício seria durante os anos 1950, 1960 e 1970 a imagem da "São Paulo Moderna". Porém o arquiteto desinteressou-se pelo trabalho quando suas ideias iniciais não foram totalmente atendidas e acabou delegando a terceiros o desenvolvimento do projeto de execução. Apesar de o edifício estar totalmente fora da sua concepção original, podendo ser atribuída a Niemeyer somente a forma exterior, continua sendo um marco referencial da maior importância para a leitura da cidade, persistindo como um dos símbolos da modernidade urbana do Centro Novo.
Com o declínio do Centro nos anos 1970, o edifício entrou em decadência e durante muitos anos sua imagem esteve associada a um ambiente conturbado e chegou a ser considerado cortiço vertical.
Após a década de 1990, com o início da revitalização do Centro, o Copan atraiu a classe média, em busca de moradia de qualidade, bem localizada e com preços mais baixos. Atualmente vivem no edifício pessoas de várias classes sociais e ocupações das mais diversas: manicures, engenheiros, publicitários, jornalistas, estilistas, arquitetos etc. O edifício tem inspirado escritores, cineastas, fotógrafos e outros artistas do mundo todo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário