domingo, 20 de março de 2022

Mentiras que Entraram para a História!

Mentira no exército francês
Alfred Dreyfus, um oficial judeu do exército francês no final do século XIX, foi acusado de vender segredos militares à Alemanha. Considerado culpado, Dreyfus ficou preso por cinco anos na Ilha do Diabo. Mais tarde, foi revelado que a acusação se baseava em uma mentira mantida pelo major do exército francês Ferdinand Walsin Esterhazy. O caso dividiu a França, com o romancista Émile Zola acusando o exército de vasto encobrimento.

Descoberta de 'criaturas' na Lua
Uma série de artigos publicados no The Sun, um jornal de Nova York, começando em 15 de agosto de 1835, sugeria que estranhas criaturas semelhantes a morcegos haviam sido descobertas na Lua. O periódico afirmava que o eminente astrônomo Sir John Herschel era a fonte. Richard Locke, um repórter que trabalhava no jornal, mais tarde admitiu a fraude.

O Monstro do Lago Ness
Em 1934, uma fotografia do chamado Monstro do Lago Ness, publicado no Daily Mail, fez grande parte do Reino Unido acreditar que uma criatura pré-histórica vivia nas profundezas escuras de um dos lagos mais belos da Escócia. Mas a história era uma farsa. O 'monstro' não passava de um submarino de brinquedo com cabeça e pescoço feitos de massa de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário