terça-feira, 9 de julho de 2024

Os Presidentes do Brasil e seus Feitos mais Marcantes

37. Michel Temer (2016-2019)

Como vice-presidente de Dilma Rousseff, Temer assumiu o poder quando ela foi afastada em 2016. Seu governo foi marcado pela aplicação de um receituário econômico de perfil neoliberal e pelo ajuste das contas públicas.

Dentre as ações mais importantes do governo Michel Temer, estão a aprovação da Reforma Trabalhista (que alterou vários pontos da CLT), o projeto de lei da terceirização (que liberou a terceirização para todas as atividades das empresas) e da PEC do Teto, que congelou os gastos públicos por 20 anos.


38. Jair Bolsonaro (2019-2023)

Bolsonaro se tornou popular por causa de seu discurso radical contra a corrupção e a criminalidade crescentes no Brasil. Foi eleito com 57,7 milhões de votos com uma campanha focada sobretudo nas redes sociais. No campo econômico, havia a promessa de reduzir o tamanho do Estado e fazer reformas de caráter liberal na economia. Do ponto de vista dos costumes, adotou uma pauta conservadora.

Desde o início, um dos objetivos mais importantes de seu governo era a aprovação da Reforma da Previdência, cuja votação foi concluída no Senado Federal no final do primeiro ano de mandato.

39. Luiz Inácio Lula da Silva (2023 - até o presente)

Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil, marcando sua volta ao cargo máximo do país. Este feito notável o consagrou como o primeiro candidato a vencer um presidente em exercício em busca da reeleição. Em seu terceiro mandato, o presidente Lula concentra seus esforços em fortalecer as relações internacionais do Brasil com outras nações, além de restaurar e aprimorar os programas sociais que desempenharam um papel vital no progresso social do país.

Neste novo governo, um de seus principais focos é o combate incisivo ao desemprego e à erradicação da pobreza no território nacional. Lula busca, através de políticas econômicas sólidas e programas de inclusão social, proporcionar um ambiente propício ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida para todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário