Adolf Hitler
As doenças físicas de Adolf Hitler têm sido muito debatidas há anos. Muitos acreditam que ele sofria da doença de Parkinson desde 1933, quando se tornou ditador na Alemanha. Pesquisadores citam seus frequentes tremores de mão, juntamente com traços de personalidade pré-mórbidas, como rigidez mental extrema e presunção excessiva, que muitas vezes são sinais da doença de Parkinson.
O Mal de Parkinson, uma aflição degenerativa do sistema nervoso, também tem um impacto cognitivo em sintomas não motores como sono perturbado, propensão a acessos de raiva, fases de depressão, suspeita e falta de confiança nos colegas. Alguns estudos alegam que a doença poderia ter ajudado Hitler a tomar decisões militares ruins e, portanto, teria um impacto tangível na Segunda Guerra Mundial.
Chiang Kai-shek
Quando o nacionalista chinês e ex-líder da República da China estava na casa dos 70 anos, ele desenvolveu problemas urinários. Ele foi submetido a cirurgias para resolver problema, mas elas o deixaram com incontinência, o que significa que ele não conseguia controlar a bexiga.
A incontinência do governante era tão séria que "ele começou uma rotina de permanecer sentado no final das reuniões até que todos — exceto seus assessores — tivessem partido", para que ninguém visse suas calças encharcadas, conforme escreveu o biógrafo Jay Taylor em 'Chiang Kai-shek and the Struggle for Modern China'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário