terça-feira, 3 de outubro de 2023

As Doenças e Distúrbios dos Tiranos mais Infames da História

François "Papa Doc" Duvalier

O ex-presidente do Haiti, François Duvalier, sofria de diabetes e com uma lista de aflições relacionadas. Mais notavelmente, em 1959, ele sofreu um ataque cardíaco induzido pela diabetes que o levou a ficar em coma por nove horas.


Após o coma, Duvalier ficou marcadamente mais paranoico e implacável. Seu médico acreditava que isso era por causa dos danos neurológicos que afetaram sua saúde mental. Quando ele faleceu em 1971, também devido a complicações relacionadas à diabetes, cerca de 30.000 haitianos já haviam morrido sob seu governo.


Ferdinand Marcos

O ditador filipino, Ferdinand Marcos, que governou através de lei marcial, começou a mostrar sinais de lúpus quando tinha 60 e poucos anos. A doença autoimune ficou tão grave que ele foi submetido a transplantes renais em 1983 e 1984.


Marcos ficou tão enfraquecido que precisou que sua esposa Imelda agisse como chefe de governo, como detalhado no livro de Katherine Ellison, 'Imelda: Steel Butterfly of Philippines' ("Imelda: Borboleta de Aço das Filipinas", em tradução livre). No entanto, seu reinado foi breve e o casal logo foi forçado a fugir das Filipinas em 1986. Marcos morreu três anos depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário