Os maridos em guerra de Sophonisba
Sophonisba foi uma nobre nascida em Cartago (onde hoje fica a Tunísia) no ano 235 A.C. Durante sua curta vida, ela estava no centro de um perigoso triângulo amoroso entre dois dos maiores rivais da época. No início, Sophonisba estava noiva de Masinissa, rei dos numidianos orientais. No entanto, ela acabou casando com seu inimigo. Seu marido era Syphax, rei dos numidianos ocidentais.
De Syphax a Masinissa
Os reis do Leste e do Oeste Numidiano estavam em guerra um com o outro, mas seu maior inimigo era Roma. Quando Syphax foi capturado pelos romanos, Masinissa tomou o poder em Numidia e Sophonisba ficou sob sua proteção. A história diz que Sophonisba seduziu Masinissa para garantir que ele não a entregasse aos romanos. Aparentemente ela foi bem sucedida e eles começaram um casamento bígamo.
A morte de Sophonisba
Masinissa mais tarde aliou-se aos romanos, que queriam Sophonisba como prisioneira. Ela escolheu envenenar-se porque preferia morrer a se tornar uma escrava dos romanos. A história tornou-se um assunto popular de peças trágicas nos séculos seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário