Em meados de 1989, uma série de protestos contra o Partido Comunista tomou conta da Praça da Paz Celestial, em Beijing, capital da China. Conforme os protestos continuavam, a linha-dura do partido convenceu Deng Xiaoping a reprimir os protestos com violência, fazendo com que o exército fosse enviado à Praça. Foi durante uma dessas ações, em 5 de junho, que um homem parou uma coluna de tanques simplesmente ficando na frente deles. Não se sabe a identidade do homem, nem o que aconteceu com ele.
Uma imagem extremamente triste envolvendo uma criança é essa, que mostrou a fome no Sudão para o mundo. Uma menina faminta lutava para chegar a um posto de ajuda da ONU, a menos de um quilômetro de distância, quando o fotógrafo Kevin Carter registrou essa foto. O abutre parece apenas esperar a menina sucumbir à fome.
A imagem foi usada no mundo em campanhas para combater a fome, porém Carter também recebeu muitas críticas por “não ajudar a criança”. Depois, descobriu-se que se tratava de um menino, que recebeu cuidado no posto da ONU e viveu até os anos 2000. Já o fotógrafo não conseguiu lidar com os horrores do que viu na África e se suicidou em 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário