Veijo R’nkk’nen Sculpture Garden, Parikkala, Finlândia
Chamar este lugar de assustador não lhe faz justiça. Localizado no terreno extenso da antiga casa do falecido artista Veijo R’nkk’nen, no sudeste da Finlândia, não muito longe da fronteira russa, são quase 500 figuras, criadas usando concreto.
Os seus olhos estão afundados, suas expressões em branco e seus corpos esqueléticos. Alguns têm sorrisos monstruosos que enervam os despreparados. Outros têm bocas que estão cheias de dentes humanos. Suas poses são perturbadoras (em um cenário, cerca de 200 podem ser encontradas em várias posições de yoga), enquanto aquelas que emergem das árvores ao redor podem muitas vezes pegar os visitantes desprevenidos.
É um lugar estranho e sinistro, com os efeitos sonoros que derivam da floresta fazendo pouco para alegrar o ambiente. R’nkk’nen, que viveu aqui por 50 anos até sua morte em 2010, era um recluso e pouco fez para incentivar os visitantes. Hoje em dia, o humor indesejável perdura, com olhos suspeitos em todos os lugares e aqueles que exploram os cantos escondidos sempre sendo observados.
A Ilha das Bonecas, Xochimilco, Cidade do México, México
Repreensão máxima é descoberta na Isla de las Munecas, um lugar de sombras e segredos, de teias de aranha e insetos, e de membros decepados e cabeças decapitadas.
Os membros e as cabeças não são reais, naturalmente, pertencentes a centenas e centenas de bonecos, mas isso torna a experiência não menos assustadora ou o lugar, escondido entre os canais Xochimilco no sul da Cidade do México, não menos aterrorizante.
Disposto a ser dedicado à alma de uma criança afogada, descoberta na água aqui há 50 anos, a ilha se tornou um destino turístico improvável. Julian Santana Barrera, que começou o costume de pendurar partes de bonecas nas árvores, estranhamente ele mesmo se afogou mais tarde aqui… Isso pouco fez para dissuadir os turistas, se é que fez alguma coisa, fez com que eles se tornassem ainda mais ávidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário