sábado, 4 de junho de 2022

Animais que Ajudaram a Desenvolver a Saúde Moderna

Pele de sapo
A descoberta da penicilina em 1929 foi um verdadeiro acidente. Esse antibiótico mais potente contra infecções fatais, incluindo a pneumonia e doenças venéreas, só foi desenvolvido graças ao mundo animal. Enquanto observava ovos de sapo na década de 1980, Michael Zasloff notou que as suturas no abdômen das rãs, após a remoção do ovário, cicatrizavam sem infeccionar.
Isso acontecia devido a grande quantidade de antibióticos que esses animais armazenavam em suas peles. Baseado nessas proteínas, Zasloff passou a desenvolver uma versão de antibiótico que funcionasse em humanos. Seu experimento mostrou-se altamente eficiente e é um marco revolucionário na ciência até hoje. 

Veneno de jararaca
O veneno de jararaca, uma serpente tradicional brasileira, serviu de base para desenvolver um dos primeiros inibidores da enzima ACE, um grupo de medicamentos usados para o tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva. 
Ao analisar o veneno, os cientistas conseguiram encontrar um grupo de moléculas capazes de impedir a ACE de bloquear a bradicinina, uma proteína que dilata os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário