O que conhecemos como Hospital Emílio Ribas, no ano de 1880, era o Hospital de Isolamento de São Paulo, construído nos limites mais longínquos a oeste naquele momento, pensado e erguido com o intuito de isolar doentes com doenças como a Varíola e a Febre Amarela, que assolavam o país naquele momento.
O local escolhido para a construção do Hospital de Isolamento foi a Estrada dos Pinheiros, a atual Avenida Dr. Arnaldo. O local era longe o suficiente do Centro e em um ponto onde até mesmo o vento não soprava na direção central, além disso, era relativamente próximo ao cemitério. O Hospital de Isolamento de São Paulo nasceu com o nome de Lazareto dos Varioliosos.
Como ainda não se sabia ao certo como essas doenças eram transmitidas, os pacientes contaminados eram isolados, por isso, a necessidade de um Hospital de Isolamento. Até mesmo as enfermeiras não podiam deixar as dependências do hospital.
No ano de 1932 ele ganhou o nome de Hospital Emílio Ribas e logo depois de Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Isso porque, sem sombra de dúvidas, Emílio Ribas foi uma pessoa fundamental não somente àquele local, mas a todo o estudo de Infectologia e também Sanitarismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário