O bebê que nasceu com anencefalia
A imagem acima, apesar de parecer mostrar um ser irreal, retrata um pobre bebezinho que nasceu no Nepal com uma malformação rara chamada anencefalia — ou seja, a criança nasceu com ausência da calota craniana e de parte do encéfalo. O menino da fotografia sobreviveu por apenas alguns minutos após o parto, mas a notícia de seu nascimento se espalhou rapidamente, e centenas de pessoas foram ao hospital ver o bebê.
Neste caso específico, existem informações conflitantes sobre o período de gestação — algumas fontes alegam que ele nasceu depois dos 9 meses normais, outras que foi após 13 meses —, mas o menino veio ao mundo com dois quilos, e sua aparência foi o que mais chamou a atenção de todo mundo. Contudo, o aspecto do bebê, com os olhos saltados e cabecinha achatada, é característico de quem apresenta anencefalia.
Segundo uma explicação do Dr. Thomaz Gollop ao Dr. Drauzio Varela, a anencefalia é decorrente de um problema que ocorre ainda no primeiro mês de formação do embrião, resultando na falta da caixa craniana e do cérebro (ou da maior parte dele). De acordo com o Dr. Gollop, embora existam casos raríssimos de sobreviventes com algum tipo de variação da anencefalia, todos os bebês são inviáveis, ou seja, falecem eventualmente após o nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário