sábado, 27 de maio de 2023

Os Escândalos mais Chocantes Envolvendo a Igreja Católica

Livrando-se dos Cavaleiros Templários

A ordem militar Católica fundada em 1118 foi fundamental durante as Cruzadas e, de fato, em servir à Igreja. Mas o rei Filipe IV da França pressionou a Igreja Católica para se livrar dos Cavaleiros Templários por causa de dívidas que ele tinha com a Ordem.


Em 1307, o Papa Clemente V começou a perseguir os Templários. Em 1312 ele tinha confissões de heresias suficientes para dissolver a ordem. Muitos foram então queimados na fogueira.


Joana D'Arc em chamas na fogueira

Ela morreu por se vestir como um homem. Sim, a famosa heroína francesa ajudou a lutar contra os ingleses fora do país, mas ela também foi perseguida pela Igreja Católica.


A jovem de 19 anos acabou sendo julgada pela Igreja e acusada de mais de 70 crimes, incluindo usar roupas masculinas. Joana D'Arc foi queimada na fogueira em 1431, só para ser considerada mártir alguns anos depois e canonizada em 1920 pela mesma Igreja que a matou.

 


Encobrir inúmeros casos de abuso sexual

Por muitos anos, inúmeros casos de abuso sexual, incluindo de menores, foram encobertos pela Igreja Católica.

Foi só em 2019 que o Papa Francisco reconheceu o fato publicamente e declarou guerra aos abusadores sexuais na Igreja.

Embora não seja um país predominantemente católico, estima-se que houve pelo menos 17.200 vítimas só nos EUA, de acordo com um relatório de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário