quinta-feira, 18 de maio de 2023

Os Escândalos mais Chocantes Envolvendo a Igreja Católica

Assassinar um pensador por desafiar a Igreja

O teólogo tcheco e filósofo Jan Hus tinha essa ideia maluca de que, como a Igreja era dirigida por humanos, era inerentemente falha. A Igreja Católica não era fã de críticos, então em 1415 eles prenderam Hus, o acusaram de heresia e o levaram para a fogueira.


Ser pago para absolver pecados

O conceito de indulgência existe há algum tempo na Igreja. Mas o que é isso, de fato? "Uma indulgência é uma remissão perante Deus da punição temporal devido a pecados cuja culpa já foi perdoada."

Durante o governo do Papa Leão X (1513-1521), era prática comum as pessoas pagarem para que seus pecados fossem absolvidos. Alguns foram tão longe que vendiam absolvição para pecados futuros. Esta foi uma das razões pelas quais Martinho Lutero começou a Reforma Protestante.

Papa Pio XII e o Holocausto

Por muitos anos, o Papa Pio XII foi acusado de ignorar relatos de testemunhas oculares das execuções em massa de judeus pelos nazistas.

Embora tenham havido alegações contraditórias, novas evidências reveladas em 2020 pelo Vaticano sugerem que, em setembro de 1942, o assistente do Papa recebeu uma testemunha ocular que viu judeus sendo perseguidos em Varsóvia.

E um mês antes, em agosto de 1942, o arcebispo ucraniano Andrzej Szeptycki também disse ao Vaticano que os judeus estavam sendo perseguidos no gueto de Lvov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário